Capacitação em leitura e escrita são construídas desde os primeiros anos de vida dos alunos. Medida desenvolve inteligência, imaginação e cria cidadãos que respeitam a diversidade.

Cidade Bandeirantes

Postado por kazafm em 2024-11-07 08:44:36 |

Compartilhe: FacebookX (twitter)WhatsAppTelegramlink Visitas: 13


Capacitação em leitura e escrita são construídas desde os primeiros anos de vida dos alunos. Medida desenvolve inteligência, imaginação e cria cidadãos que respeitam a diversidade.

O município de Bandeirantes se destaca no cenário educacional ao sediar a Formação Intermunicipal LEEI – Leitura e Escrita na Educação Infantil, uma iniciativa que tem o poder de impactar positivamente a educação local. Iniciada em agosto de 2024, a formação oferece aos educadores uma oportunidade de aperfeiçoamento que se estenderá até abril de 2025, com a participação de 51 professores da Educação Infantil dos municípios de Bandeirantes e Santa Amélia.

A formação é conduzida pela assessora pedagógica Aline Firmino Neves, da Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Esporte (SMEC), selecionada pelo processo seletivo estadual. Sob sua tutela, no período em que durará o curso, serão promovidas atividades dinâmicas e interativas, como rodas de leitura e piqueniques literários, explorando o universo da literatura infantil. Essas ações buscam enriquecer o trabalho pedagógico com intencionalidade, alicerçadas nos eixos fundamentais da educação infantil: as interações e as brincadeiras.

O Programa LEEI é uma iniciativa de alcance nacional, desenvolvida no contexto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada. Em parceria com a União, Estados e municípios, o programa conta com o apoio de 32 universidades e visa a capacitação dos professores para que, em seus trabalhos, alcancem o desenvolvimento pleno das crianças e o respeito à diversidade.

A secretária de Educação, Nelci Mara Martins de Queiroz, destaca a importância da medida: "O envolvimento dos professores e o entusiasmo das crianças com as novas práticas têm sido notáveis. Essa formação é essencial para garantir que nossas crianças desenvolvam habilidades fundamentais desde cedo. Conseguimos juntos incentivar os alunos à prática literária desde os primeiros anos de vida”. Esses resultados, no entanto, não se limitarão apenas aos muros das escolas; "o desenvolvimento infantojuvenil também será alicerçado pela educação com o próximo, o respeito a pluralidade e a aceitação das diferenças. Educamos enquanto criamos cidadãos conscientes”, complementou.

Deixe um comentário: