Postado por kazafm em 2025-07-30 08:27:39 |
Compartilhe:
link
Visitas: 8
A Vigilância Sanitária de Bandeirantes segue atuando de forma contínua para proteger a saúde da população e assegurar que os serviços prestados no município estejam dentro dos padrões de qualidade e segurança. Segundo o chefe da Vigilância Sanitária, Reinaldo Marques, a equipe tem investido fortemente em capacitação. Recentemente, profissionais participaram em Curitiba de um curso de radioproteção, ampliando conhecimentos e técnicas sobre radiações ionizantes. Já na próxima semana, os servidores estarão presentes no INTERVISA, em Pinhais, para um treinamento voltado a clínicas de estética e saúde do trabalhador.
Essas formações são viabilizadas pelo Programa Estadual Pro Vigia, que fortalece as vigilâncias sanitárias do Paraná e financia ações de qualificação dos técnicos municipais. Reinaldo Marques explica que as inspeções realizadas pela Vigilância Sanitária têm como principal objetivo proteger a população, garantindo que os serviços sejam prestados sem riscos à saúde, atendam aos padrões de qualidade exigidos e estejam em conformidade com as legislações vigentes. Além disso, têm papel fundamental na prevenção de doenças, ao assegurar ambientes adequados, higienizados e com profissionais devidamente qualificados.
Cumprindo a legislação vigente, a Vigilância Sanitária lembra que a Lei nº 13.331/2001, em seu artigo 12, inciso XXIV, e artigo 13, inciso XIII, estabelece as competências do Estado e dos municípios para expedir licença sanitária. Trabalhar sem essa licença configura violação às normas de saúde pública e pode resultar em penalidades e multas. É fundamental que os estabelecimentos de saúde obtenham sua licença sanitária, garantindo segurança, qualidade dos serviços e a proteção da saúde de toda a população.
A partir de agosto, a Vigilância Sanitária iniciará um recadastramento de todos os estabelecimentos de saúde e de interesse à saúde do município, garantindo informações atualizadas e precisas para melhorar o controle e a fiscalização. Outra conquista importante foi a contratação de uma médica veterinária para integrar a equipe. Sua atuação será essencial em áreas como o controle higiênico-sanitário de alimentos de origem animal, fiscalização de estabelecimentos, prevenção de zoonoses e elaboração de pareceres técnicos, além de ações de educação sanitária e apoio na formulação de políticas públicas de saúde.
A Vigilância Sanitária de Bandeirantes está à disposição da população para orientações e esclarecimentos pelo telefone (43) 92003-1153. “Abra as portas do seu estabelecimento para a Vigilância Sanitária. Nosso objetivo é garantir a segurança e a saúde de toda a população”, reforça o chefe da Vigilância, Reinaldo Marques.