SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE REALIZA ATIVIDADES EDUCACIONAIS SOBRE ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE TODO O MÊS DE MAIO.

Cidade Bandeirantes

Postado por kazafm em 2024-05-17 13:37:57 |

Compartilhe: FacebookX (twitter)WhatsAppTelegramlink Visitas: 11


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO, CULTURA E ESPORTE REALIZA ATIVIDADES EDUCACIONAIS SOBRE ABUSO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES DURANTE TODO O MÊS DE MAIO.

O Maio Laranja é uma campanha de conscientização sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes. Instituída no Brasil, a campanha ocorre durante o mês de maio e é marcada por ações que visam alertar a sociedade sobre a gravidade desses crimes e a necessidade de prevenção e denúncia. A importância de ações públicas nesse contexto é fundamental, pois elas promovem a conscientização em massa, criam políticas de proteção e assistência às vítimas e incentivam a denúncia e o enfrentamento dessas violações de direitos humanos. As ações nas escolas são igualmente cruciais, pois educadores e funcionários estão em posição estratégica para observar mudanças de comportamento e sinais de abuso em crianças, além de serem espaços onde se pode educar os alunos sobre autoproteção e respeito ao próprio corpo.

Graças a importância e a delicadeza do tema, a Secretaria de Educação, Cultura e Esporte tem se mobilizado, realizando ações que deverão durar todo o mês de maio. Iniciada a campanha no dia 02 deste mês, os prédios que estão sob a administração da pasta estão caracterizados com a temática do Maio Laranja, ação essencial para manter as crianças e adolescentes parte das atividades, iniciando o processo informativo já nas primeiras ações, desde o começo do mês. A secretária de Educação, Nelci Maria Martins de Queiroz, tem papel ativo na promoção de políticas educacionais que incluem a segurança e o bem-estar das crianças dentro do ambiente escolar. “Nós garantimos que as escolas são locais seguros e que se tornem ambientes onde haja um diálogo aberto sobre o tema, além de assegurar que os profissionais da educação estejam preparados para lidar com essas situações. Incentivar o diálogo permitirá descobrir se algum abuso ocorreu. Serve, também, para a criança ou adolescente identificarem riscos e se defenderem”, explicou. O prefeito municipal elogiou as iniciativas que fortalecem a rede de proteção às crianças e adolescentes no município. “A segurança das crianças e adolescentes, da rede pública de ensino ou da educação particular, é dever de todos. É direito da criança a segurança máxima e seu pleno e sadio desenvolvimento”, disse.

Em suma, o Maio Laranja é um mês de mobilização e reflexão sobre as ações necessárias para proteger as crianças e adolescentes. A participação ativa de todos os setores da sociedade, incluindo escolas, famílias e governos, é imprescindível para criar um ambiente seguro e acolhedor, onde crianças e adolescentes possam crescer e se desenvolver de maneira saudável e protegida. A luta contra o abuso e a exploração sexual de menores é uma responsabilidade coletiva que exige vigilância, educação e ação contínua. Para tal, a Secretaria de Educação, Cultura e Esportes elaborou um cronograma detalhado e bem planejado, que envolve a caracterização de seus prédios, a contração de histórias através da Biblioteca Itinerante (que abordará com leveza e informação a temática da campanha) e um festival de desenho e poesia, com produções das crianças, onde haverá um reforço das informações, alertando ainda sobre o contato físico e a quem recorrer caso ocorram situações que deixem as crianças desconfortáveis, como parentes, amigos e professores. A programação está agendada para acontecer até o final do mês, com todos os 3 mil alunos das rede municipal de educação.

Sinais de abusos - Os sinais de abuso sexual em crianças podem ser sutis e variados, incluindo mudanças bruscas de comportamento, retraimento, medo de pessoas ou lugares específicos, conhecimento sexual inapropriado para a idade, entre outros. É essencial que professores e pais estejam atentos a esses sinais e saibam como agir de forma adequada.

Deixe um comentário: