SAÚDE EMOCIONAL NO FOCO: GESTÃO MUNICIPAL DE SAÚDE, UBS, CAPS, SAÚDE DA MULHER E VIGILÂNCIA SANITÁRIA UNEM FORÇAS PARA ATENDIMENTO MAIS ACOLHEDOR

Cidade Bandeirantes

Postado por kazafm em 2025-11-19 07:23:19 |

Compartilhe: FacebookX (twitter)WhatsAppTelegramlink Visitas:


SAÚDE EMOCIONAL NO FOCO: GESTÃO MUNICIPAL DE SAÚDE, UBS, CAPS, SAÚDE DA MULHER E VIGILÂNCIA SANITÁRIA UNEM FORÇAS PARA ATENDIMENTO MAIS ACOLHEDOR

A Secretaria Municipal de Saúde, em uma importante iniciativa para fortalecer o cuidado com a saúde mental, participou de uma reunião com a regional de saúde para alinhar e formalizar o fluxo de atendimento entre as Unidades Básicas de Saúde (UBS) e os Centros de Atenção Psicossocial (CAPS). O objetivo principal é garantir um atendimento mais próximo, acolhedor e eficiente aos munícipes que necessitam de apoio emocional.


O período pós-pandemia evidenciou um aumento significativo na demanda por serviços de saúde mental, com o surgimento de novos casos de ansiedade e o agravamento de quadros já existentes, como situações de crise que envolvem risco extremo de vida. Diante desse cenário crescente, a integração entre os serviços se torna crucial, visto que a demanda crescente para avaliação psicológica e psiquiátrica tem se tornado cada vez maior.


ESTRATIFICAÇÃO DE RISCO E FLUXO DEFINIDO


O alinhamento resultou na formalização de um fluxo de atendimento que inclui a estratificação de risco para pacientes com demandas de saúde mental. A UBS, por ser a porta de entrada preferencial no sistema de saúde, terá um papel central nesse processo.


Os pacientes que buscarem as UBS e forem encaminhados para avaliação psicológica ou psiquiátrica passarão por uma triagem para identificar a complexidade do caso. Isso permitirá direcionar o paciente de forma mais rápida e certeira:


CAPS: Destinado aos casos de transtornos mentais graves e problemas relacionados à dependência química, conforme sua missão de cuidado intensivo.


UBS e Outros Serviços: Pacientes com necessidades menos complexas ou que podem ser atendidos na Atenção Primária serão direcionados para as UBS mais próximas ou, quando necessário, para serviços externos ao município.


A iniciativa busca, portanto, não apenas dar conta da demanda crescente, mas principalmente oferecer um cuidado humanizado e um tratamento com resultados satisfatórios no menor tempo possível. A Secretaria de Saúde está atualmente trabalhando na plena implementação deste novo fluxo e na capacitação contínua dos profissionais envolvidos, preparando a rede para o início dos atendimentos com esta nova abordagem.

Deixe um comentário: